ODONTOLOGIA VETERINÁRIA (ESPECIALIDADE)
Como saber se seu pet precisa de um dentista veterinário para limpeza dentária ou se está na hora de realizar um tratamento periodontal?
Quando falamos em “limpeza” dentária, nos referimos aquela boquinha que tem doença periodontal porém não teve perda de estruturas, ou seja, tem mau hálito, gengivite, mas não tem perda óssea ou mobilidade dos dentes.
Nesse caso realiza-se a limpeza de todos os dentes com aparelho de ultrassom e polimento de todas as faces do dente com taça de borracha e material abrasivo para recuperar a superfície lisa dos dentes.
No tratamento periodontal além de realizar a limpeza com o ultrassom, realiza-se radiografia dos dentes afetados, se necessário extrações, raspagem (aplainamento radicular) de raízes expostas e polimento dos dentes.
Devemos sempre lembrar que as bactérias que ficam na boca podem migrar para órgãos importantes como rins, fígado, coração e pulmão, interferindo no seu funcionamento.
Sentiu “bafinho“?? Sangrou o ossinho?? Está chatinho pra comer?? É hora de procurar um dentista veterinário !!!
Para saber mais sobre a diferença desses 2 tratamentos procure um profissional ESPECIALIZADO em odontologia veterinária que irá avaliar o seu filhote e indicar o melhor tratamento.